atividades

Artistas plásticos, preparem suas obras para o Salão de Arte de Vinhedo.
Cronograma:
Inscrições 03 a 28 de junho de 2013
Seleção:12 de julho de 2013
Publçicação dos selecionados:17 de julho de 2013
Entrega das obras:17 de julho a 02 de agosto de 2013
Periodo de visitação: 15 de agosto a 14 de setembro de 2013
Retirada das obras:16 de setembro a 21 de setembro de 2013.
Salão de Exposições  do Centro Cultural 
"Engenheiro  Guerino Mário Pescarini"
mais e melhores informações Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Caixa Postal 31 CEP 13280-000
Vinhedo SP.
 
 
 
 
O artista plástico Milton Pereira, detentor de vários prêmios nacionais e internacionais,sendo um deles a Grande Medalha de Ouro do Salão Paulista de Belas Artes( salão este que foi extinto em 2003,com a revogação da Lei 978/51, depois de 54 edições) está sendo procurado por seus amigos, Gilberto Macrina, Rubens Parada, Kave Kavian, Marilyn Diggs e Maria Gilka.Quem souber de seu paradeiro por favor avisar pelos teleones (011) 3082-4600- (011) 4726-1966- (011) 47991881-(011) 99979-7312-Obrigada.
 
Marianice Terra Barth-" Milton Pereira "acrilico sobre tela 50 x40 1990
 
 
 
 

Coquetel de posse da Diretoria da APBA
 realizado em 7 de abril de 2011 pelo " Di Cunto.
                                                     Na foto Maria Helena Sampaio  reeleita em março de 2013- vice presidente da Diretoria Administrativa ( órgão de gestão e de representação) da
 Associação Paulista de Belas Artes.
 
 
Este quadro foi pintado em 1978, na fazenda Santa Luzia  em Amparo . Este lindo menino é filho da Catia e do Toni, que eram nossos vizinhos , donos da fazenda São Joaquim, que foi vendida- Arrumando meu estudio encontrei-o e verifiquei que seu chassi estava todo comido por broca. Ao retirar a tela desse suporte o quadro ficou assim.




 
 
 
Texto da Grande artista plástica,Marianice Strub Terra Barth(Ostenbarth), premiada  nacional e internacionalmente  e escritora com vários livros publicados
 
 


Maria Gilka.
Depois de dois anos consegui entender, mas ainda não compreendi o porque, da mudança de foco de uma associação de artistas plásticos.Sempre pensei que o foco de uma associação que reune artistas plásticos deveria ser o de ajuda-los a se tornarem conhecidos do publico. Promover salões de artes .Premiar os expositores e divulgar esses artistas e seus respectivos prêmios na midia, falada, escrita, e pela Internet.( Assim como faz o cinema americano com o " Oscar")Os cursos de desenho, pintura, restauro, Historia a Arte,não seriam a prioridade dessa associação, mas apenas um pretesto para reunir pessoas em volta de mestres da pintura, para  despertar nelas o gosto pelas belas artes.Um Salão de Arte por ano, com um regulamento que favorecesse os artistas plásticos, e uma grande festa na entrega dos prêmios seria o suficiente ,a repercução do evento e os frutos decorrentes dele,ficariam por conta da propaganda bem feita.Sempre as mesmas cabeças dirigindo a associação resultou que a prioridade foi delegada ao segundo plano, e ser mais uma escolinha de arte passou a ser o objetivo principal . Essa ideia de escola ficou tão enraizada na mentalidade dos dirigentes dessa associação que no 54 Salão Paulista de Belas Artes os artistas cujas obras foram recusadas pelo juri de seleção( uma figura anacrônica, incompativel com a liberdade de expressão, que sempre lutei para que fosse extinta, mas fracassei, o Salão Paulista de Belas Artes é que foi extinto com a revogação da Lei 978/51)  ostentaram colada no verso da obra ,  uma etiqueta de 10x4cm em fundo branco , letras de forma em negrito a palavra " REPROVADO".

Uma obra de arte inscrita em um concurso ou Salão de Arte pode ser selecionada ou recusada pelo juri , mas jamais reprovada. Esse  termo é usado para designar alunos que não aprenderam a lição e quando foram submetidos ao exame para verificação se passariam  para  o proximo estagio ( ano) seus conhecvimentos não atingiram ao nivel exigido,  e eles terão que repetir o ano.
Autor-Maria Gilka-ost-50 x40=2011-
 
Esta obra participou do 24  Salão de Arte de Pinheiros.
 
Autor- Maria Gilka- Flores e Frutos, OST-50 x40 -1999 

Torquatro Bassi.

Torquatro Bassi nasceu na região de Ferrara, em Stiena, provincia de Rovigo, na Italia, em 1880, e veio para São Paulo com a familia, aos 13 anos de idade, sabendo-se que seus estudos de pintura logo se iniciatam no Liceu de Artes e Oficios de São Paulo.
As obras de Torquatro Bassi se encontram em vários museus, ( alguns no acero da Pinacoteca do Estado e Sao Paulo) galerias de Arte e coleções particulares .Ha referências a esse artista plástico no livro " Artes Plásticas- Seu Mercado - Seus Leilões de Maria Alice e Julio Louzada .

------------------------------------
 Por do sol. Autor Torquatro Bassi- OST-60x80.
A fundação da Associação Paulista de Belas Artes, foi calcada nos principios da Democracia .
Nesta gestão que vai se encerrar na segunda quinzena de março, com a nova eleição  na Assembleia Geral dos Associados que se realiza bienalmenter  para a escolha da terça parte do Conselho dos Suplentes, da Comissão Fiscal e da Diretoria , poderemos avaliar primeiro se o Estatuto foi obedecido, e segundo se essa Diretoria  eleita m 2011,merece os nossos aplausos, e conseguentemente continuar  a administrar a APBA.
 
-----------------------------------------------------------
Em Dezembro de 2011 , a APBA conseguiu reduzir a taxa das sessõs de modelo vivo,  Foram feitos vários convenios com lojas de materiais de desenho e pintura, obtendo descontos consideraveis nos materias usados pelos artistas associados da APBA, como telas , tintas , pinceis solventesetc.etc., e molduras. Foram realizados durante o ano de 2011 , salões de arte,  exposições individuais com artistas associados da APBA, workshops e excursões , alem da confraternização na sede no encerramento do ano, com a precença de todos os associados.Foram gravados alguns CDs promocionais sobre a APBA e os cursos oferecidos e distribuidos  nas escolas particulares .
 Maria Gilka, " Senhor Benedito"  óleo sobre tela de 70 x50, de 2011.
---------------------------------------------------------------------------------------------


Exposição de arte no Clube de Campo São Paulo.
Com curadoria de Aluizio da Rocha Leão e organização de Therezinha Lorenzi, será inaugurado no sabado dia 17 de setembro de 2011, no espaço da Biblioteca do Clube de Campo São Paulo, a exposição de obras de arte dos seus socios.
Maria Gilka-- Sob o Manto do Poder- OST- 120 x96 - 2011.
Esta obra faz parte da Exposição  de arte do Clube de Campo São Paulo, inaugurada no dia 17 de setembro às 20:00hs no espaço da Biblioteca do Clube.
Comentarios de amigos sobre a obra .
Parabéns, querida amiga!

O quadro é uma obra de arte, daquelas em que apenas antigamente se fazia, quando Leonardo levava uns bons anos para pintar seus quadros, que ficaram para a eternidade!

Está maravilhoso mesmo!

Grande abraço!

Nice.
Em 16 de novembro de 2011 14:32, <arbasp@arbasp.com.br> escreveu:
------------------------------------------------------------------------------------


Detale da obra " Sob o manto do Poder"


 Reportagem publicada no Jornal " A Tribuna" 11/11/2011 



Sua obra realmente é belissima. Parabens. Prêmio mais do que merecido.BjoKate Milane no Facebook  
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carta enviada ao diretor presidente do Clube de Campo São Paulo, que até hoje 13/12/2011 ainda não foi respondida.

São Paulo/SP, 28 de novembro de 2011.

Ilustríssimo Senhor
HENRIQUE LUZ
DD. Diretor-Presidente do
Clube de Campo de São Paulo

Prezado Senhor,

Recebi a atenciosa correspondência (circular) de Vossa Senhoria informando sobre a elaboração de um livro – CCSP 75 anos –, com lançamento previsto para o segundo trimestre de 2012, em comemoração ao aniversário de fundação do Clube de Campo de São Paulo.

Louvando a feliz iniciativa dessa operosa Diretoria, tão bem dirigida por Vossa Senhoria, será, para mim, uma honra adquirir uma cota para somar com outros associados em prol do lançamento dessa obra (CCSP 75 anos), um dos eventos comemorativos de tão importante efeméride. Contudo, se me permite, gostaria de saber quais os critérios que foram adotados para a escolha dos profissionais e da Editora envolvidos na confecção do livro, bem como se consta no Estatuto do Clube alguma referência alusiva a esse tipo de publicação. Reitero que apoio a iniciativa, mas, na condição de associada, desejo, apenas, melhor me informar, repito, sobre os critérios que nortearam a seleção dos profissionais e da Editora, bem como sobre o fundamento estatutário que respalda tal iniciativa.

Ademais, na condição de artista plástica, tenho muito interesse em divulgar meu nome numa publicação que seja interessante não apenas para os sócios do Clube de Campo São Paulo, mas, também e principalmente, para o maior número de pessoas possível, ou seja, aqueles que receberão referido livro.

Assim, torço para que tão importante obra se revista do merecido êxito e que, sobretudo, trace um perfil fiel da história do Clube de Campo de São Paulo, de seus fundadores e sócios atuais, num fidedigno retrospecto histórico, refletindo, efetivamente, o interesse de todos os associados, o que, infelizmente, não tem ocorrido com nossa revista, que, s.m.j., tem se “cristalizado”, deixando de ter a abrangência e o alcance social a que se destina.

Reafirmo, nesta oportunidade, meu apoio à atual Diretoria e aos demais associados do CCSP e, desde já, aguardo sua resposta.
Certa de contar com a atenção e a compreensão de Vossa Senhoria, sirvo-me da oportunidade para reiterar-lhe meus protestos da mais alta estima e apreço.

Atenciosamente,
Maria Gilka Bastos da Cunha.
--------------------------------------------------------------------------------------
Universidade recebe obras para a celebração do Dia do Artista Plástico
Projeto reunirá trabalhos em painel a ser exposto na Reitoria, em São Paulo
Em 8 de maio o Brasil comemora o Dia do Artista Plástico. Para lembrar a data, a Unesp está convocando artistas plásticos de todo o país e do exterior para enviarem à Universidade obras de 18x24 cm com o tema “Que artista plástico sou eu?”.

Serão recebidos, a partir de 28/06, trabalhos de qualquer tipo de estilo ou tendência. O projeto, idealizado pelo crítico de arte Oscar D’Ambrosio, com apoio do Acervo de Artes Visuais da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), Câmpus de Bauru, busca reunir todas as telas recebidas num único grande painel na Reitoria que poderá vir a ser um dos maiores do mundo feito com essas características. Cada artista poderá utilizar o suporte, no tamanho estabelecido, da maneira que achar melhor. O conceito é refletir sobre uma profissão rica em abrangências e possibilidades.

A exposição será inaugurada em 8 de maio de 2012, em São Paulo, na Reitoria, com encerramento previsto para 28 de junho desse ano, data de realização do Conselho Universitário da Unesp, órgão máximo da instituição. À medida que os trabalhos forem chegando, serão fotografados e catalogados, com divulgação pública dos doadores por este portal.

Cada artista receberá um certificado de participação, a ser entregue logo após o recebimento da doação. No dia do encerramento da exposição, haverá um sorteio, e cada pessoa que colaborou com o painel levará um trabalho para casa, socializando a recuperação da função social do artista plástico: a de chegar à residência das pessoas.
Os trabalhos serão numerados e recebidos na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp, em São Paulo (SP), na Rua Quirino de Andrade, 215 – 4º andar, CEP 01049-010. Antes de integrarem o painel, as obras serão expostas provisoriamente no estúdio da Rádio Unesp na Reitoria. Elas também poderão ser enviadas para a vice-diretoria da Faac, Câmpus de Bauru:  Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, Bauru (SP), CEP 17.033-360. 
Dia do Artista Plástico 

A data lembra o nascimento do pintor José Ferraz de Almeida Junior, que nasceu em 1851, na cidade de Itu, Estado de São Paulo. O pintor foi escolhido como ícone da classe no Brasil por ter se consagrado graças a obras como "Caipira picando fumo", "O violeiro e Saudade", destaques de uma carreira que inclui estudos na Academia Imperial de Belas-Artes e formação na Escola Superior de Belas-Artes de Paris. 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Carta publicadano Forum dos Leitores do Jornal " O Estado de São Paulo" (08/09/2011)
''A JUSTIÇA E OS PEDIDOS ABSURDOS''
Inicialmente gostaria de cumprimentá-lo pelo texto publicado ontem no Estadão, A Justiça e os pedidos absurdos. A cada conquista dos cidadãos, com leis que os defenda, é preciso que haja a contrapartida e os cidadãos merecedores de boas e justas leis. Ainda não posso me manifestar relatando o que aconteceu comigo, porque o meritíssimo juiz da vara criminal, ainda não proferiu sua sentença. Leio sempre nos jornais pessoas se queixando da lentidão da nossa justiça, e hoje pela primeira vez li com satisfação, o editorial do Estadão contando o outro lado. Que pessoas recorrem a justiça sem terem motivo para isso. Enquanto o juiz perde seu precioso tempo analisando ações de litigantes oportunistas, os verdadeiros direitos de cidadãos idôneos que foram lesados, esperam anos até que a justiça seja feita.

Maria Gilka Bastos da Cunha arbasp@arbasp.com.br
São Paulo
---------------------------------------------------------------------



 

 
 
 ------------------------------------------------------------------------------------------
 
Tirado do Informativo " Migalhas" 26/08/2011-


Direito de vizinhança - III
Desde a semana passada, os leitores acompanham o imbróglio que envolve a transferência do Museu de Arte Contemporânea da USP para o antigo prédio do Detran, no Ibirapuera. A pendenga nasceu por conta da construção do "Clube das Arcadas", um complexo esportivo-cultural do Centro Acadêmico XI de Agosto, em terreno contíguo. O reitor da USP, João Grandino Rodas, apresentou dúvidas quanto ao projeto (clique aqui). Na última sexta-feira, a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito, a Associação Atlética e XI de Agosto esclareceram os pontos arguidos (clique aqui). Ontem, no entanto, o reitor da USP levanta novos questionamentos. Veja a missiva na íntegra, sem deixar de notar que sobrou até para este nosso rotativo migalheiro que, segundo o reitor, exagerou no tom. Clique aqui e confira.









Direito de vizinhança - II

Na última terça-feira os alunos do Largo S. Francisco, antigos e atuais, foram surpreendidos com uma história que mais parece uma estudantada acadêmica. O reitor da USP, egresso daquele Território Livre, João Grandino Rodas, enviou missiva ao governador do Estado afirmando que não endossava a mudança do Museu de Arte Contemporânea para o Ibirapuera porque havia dúvidas quanto ao vizinho. Por meio de impresso, ele fazia vários questionamentos (clique aqui). Para quem não sabe, o terreno contíguo ao local que abrigará o Museu é de propriedade particular (frise-se, particular) do Centro Acadêmico XI de Agosto, desde 1955, doado que foi por lei. Há alguns anos, o XI de Agosto, a Associação Atlética e a Associação dos Antigos Alunos idealizaram ali a criação do "Clube das Arcadas" : um projeto privado que atenderá aos alunos, além de dar destino social ao espaço. Isso para não falar que há no projeto a construção de um estacionamento que servirá aos visitantes do vizinho Museu. Enfim, por estes motivos, mas, sobretudo, por ser algo privado, é que não se entendeu o porquê do magnífico estrilado. O fato é que o reitor Rodas arrolou várias questões. E hoje, por meio deste rotativo acadêmico e migalheiro, a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito USP, a Associação Atlética XI de Agosto e Centro Acadêmico XI de Agosto, mesmo sem o ônus da impugnação específica, e certamente movidos pela heroica pancada, redargúem uma a uma as dúvidas pleiteadas. Como se verá, praticam, com grandiosidade ímpar, a velha e sempre nova política da boa vizinhança. (Clique aqui)

-------------------------------------------------------------------------------




Já no próximo mês, o Clube promoverá uma exposição de artes que pretende revelar talentos desconhecidos.

Chegou a hora de você sair do anonimato. E para ajudar na inspiração, duas informações: o tema é livre e os melhores trabalhos serão premiados!

As obras devem ser encaminhadas à Secretaria de Esportes entre 20 de agosto, este sábado, e 4 de setembro. Não perca o prazo!

O vernissage já tem dia e local para acontecer: 17 de setembro, no espaço da Biblioteca.

A coordenação é de Therezinha Lorenzi e a curadoria, de Aluísio Rocha Leão.

Participe!


Proximo Evento
19/08/2011









Francisco Damico e Licia Bonetto na inauguração do  Salão  da Paisagem Paulista -  
Sede da APBA- 2010.
Presidente da Diretoria Administrativa- Mauricio Ferreira 
Prêmio Glicerio Geraldo Carnelloso- valor R$1.000,00 
-----------------------------------------------------

Salão da Paisagem Paulista -2011

Francisco Cimino -( já falecido)  Arredores de Embu- ost- 50 x40- acervo de Maria Gilka.
Walter Handro- Paisagem Paulista- OST- 50 x70
Maria Gilka-Fazenda Sta Luzia- OST- 40 x30- 2009
------------------------------------------------------------

Premiação-XXX-Salão da Paisagem Paulista-



MEMBROS DE JÚRI:

Luiz Fernando Lourenço

Angelo Lucas Anjo

 





MEDALHA DE OURO

Mendes Jr. – Óleo s/ tela –......X.......2.......... "VOLTANDO DO TRABALHO"


MEDALHA DE PRATA

Marta Provenzano – Óleo s/ tela ....X...... 20..– “LAGO DO IBIRAPUERA”






PRÊMIO APBA

Marcos José Pinto – Óleo s/ tela  –....X..... 20..... “PÁTIO DO COLÉGIO”


MEDALHA DE BRONZE

Pedro Paulo Rosa – Óleo s/ tela  – “PRAIA DOS PESCADORES”

João Milton Trevisan – Óleo s/ tela – “DIA ENSOLARADO”

Valentina Runge – Óleo s/ tela – “ESTRADA DO SERTÃOZINHO”





MENÇÃO HONROSA

Alcione Couto – Óleo s/ tela – “BRINCANDO NO IBIRAPUERA”

Harumi Ogiwara – Aquarela – “CAMPOS DO JORDÃO”

Jorge Luiz Mendes – Nanquim / Lápis – “CATEDRAL DA SÉ”

Luciano Lopes Parrilha – Óleo s/ tela – “QUEDA D'AGUA EM RANCHARIA”
Maria de Lourdes Albino – Óleo s/ tela – “BEIRA DO RIO EM SÃO LUIS PARAITINGA”


SESSÕES DE MODELO VIVO
As sessões de Modelo Vivo acontecem às quintas-feiras, das 14h30 às 17h30 e das 18h30 às 20h30h. Leia mais.

-->
Rua Conselheiro Crispiniano, 53 - 13º andar- Centro- São Paulo - S.P. - Fone: (11) 3105-1660




Salão da Paisagem Paulista
Inauguração sabado dia 30 de julho às 15:00h na sede da APBA rua Conselheiro Crispiniano 53 - 13º andar 
A mostra com entrada franca , ficará em cartaz das 9:00hs até 17:00hs de segunda a sexta feira de 1º de agosto à 13 de agosto de 2011.
Vale a pena visitar esse Salão de Arte, mesmo precisando subir um lance de escada, porque o elevador só chega até o 12 andar, para conhecer o talento de mestres da pintura classica figurativa por preços que cabem no orçamento de todos .
Quadros são como bilhetes de loteria, quem os compra sempre pode ser sorteado.



Clube A Hebraica – Salão Marc Chagall - Stand 06

 Rua Alberto Cardoso de Melo Netto, 115 - São Paulo - Brasil



De 16 à 21 de Agosto de 2011

De terça à sexta de 15:00 hs às 22:00 hs

Sábado e domingo de 13:00 hs às 21:00 hs
 ------------------------------------------------------------------
  


André Cencin Leiloeiro Oficial 
Convida para o Leilão de Arte
Dia 15 de Agosto às 21h 
Exposição dias 12, 13 e 14 de agosto, das 11h às 20h 
Catálogo disponível no site: http://www.cencin.com.br/
Convite anexo. 
Rua José Maria Lisboa, 1089
(11) 3081-0076 / 3083-2694

André Cencin 
Leiloeiro Oficial

Rua José Maria Lisboa, 1089
01423-001 - São Paulo - SP
(11) 3081-0076 | 3083-2694
http://www.cencin.com.br/
-------------------------------------------------------


Divulgação- Paulo Pavel
É com imensa satisfação que comunico aos amigos ,
a introdução da 5ª parte dos meus trabalhos de pin-
tura, no site Douce France41! E lhes convido a visi-
tar, o referido site, nas 5 partes e expressar sua men-
sagem no livro de visitas, (livre d'or), agradecendo -
inclusive, ao Christian, que exalta nosso País e de -
forma extraordinária o nosso Estado de Minas Gerais! É um fato inédito para mim e para to -
dos os brasileiro! Agradeço  com muitos abraços!

  

AGOSTO – 2011
 CARMELO GENTIL



Inauguração:  Sexta feira -19 de agosto de 2011

 às 19:00hs sede da APBA-
Rua conselheiro Crispiniano 53- 13º andar 
Fone-(011) 3105-1660 
Exposição: de Segunda a sexta  de 22 a 31 de agosto de 2011
Horário: das 10h00 às 20h30

Entrada franca.
 

PREZADOS SENHORES (AS),

A Editora ArtClub foi convidada pela  ABD – Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais – a fazer seu Catálogo e Agenda Anual de 2011/2012. Aceitamos o desafio e faremos com o mesmo profissionalismo e dedicação já conhecidos em nossos anuários e na Revista ArtClub.

O Anuário/Agenda será uma ótima lembrança de Natal
Sugerimos, e foi aceito pela ABD, que no lançamento, em dezembro de 2011, façamos a exposição de todos os participantes no Rio de Janeiro em local Vip a ser agendado pela ABD.

Será cobrada, pela ABD, uma taxa simbólica para cobrir custos com coquetel e outras despesas, além de garantir o direito, ao artista, de expor uma obra no dia do lançamento do Anuário/Agenda, se esse assim o desejar.

O artista receberá dois exemplares por página publicada.
Serão aceitos artistas de todo o Brasil com tema livre.
O formato da publicação será 16 x 22 cm. Este detalhe ainda será confirmado com a designer.

O participante poderá optar por uma ou duas páginas. Capa e contra-capa devem ser averiguados com a equipe pelos telefones (31)-3553-1021 | 8812-4049 ou por e.mail: contato@portalartclub.com.br

Valores
Uma Página: R$ 600,00 – Máximo de três obras.
Duas Páginas: R$ 1.000,00 – Máximo de cinco obras.

O pagamento poderá ser feito por boleto bancário ou cheque pré-datado. O valor acima poderá ser parcelado em até cinco vezes iguais.

Após efetivar a inscrição, o participante receberá instruções de como o material a ser impresso deverá ser enviado.


Para maiores esclarecimentos e realizar sua inscrição, entrar em contato.

Editora ArtClub | (31) 3553.1021 - 8812.4049
contato@portalartclub.com.br

ABD | (21) 2293-1542 . Cel. (21) 9949.9369
(21) 9250.5993 . marlybarbara@ig.com.br

Att,
José Carlos Gomes . Diretor ArtClub
Marly Barbara
    
Acesse o portal site da ABD para saber mais da associação  www.portalabd.org

--------------------------------------------------------------------------------





  

  










Capa do livreto do Estatuto da APBA-Associação Paulista de Belas Artes- aprovado na Assembleia Geral Extraordinaria de março de 2003-Presidente da Diretoria Administrativa- Professor José Carlos Acerbi.










A exposição estará aberta ao público amante das belas Artes até o dia 25 de junho  de 2011,a partir das 9:00h 
A entrada é franca e o convite é para todos.



Artistas expositores


Alzira Müller
Antonio Bernardes
Arnaldo Menon
Dario Bueno
Eiji Yajima
Lamberto Fadel
Iwao Nakajima
João Milton Trevisan
Lea Doglian
Lena Dias
Luiz Rubello
Manfred Berger
Maria Clarice S. Borelli
Maria Helena Sampaio
Marta Provenzano Prado
Mauricio Eugenio L. Do Prado
Mendes Jr.
Messias Lima Bastos
 Milton dos Santos
Mirna Rodrigues
Norma Ambrogi
Pedro Paulo Rosa
Rose Davos
Renata Tucunduva
Sylvia Moniz


      

.
 
                          -Evento de Julho---2011---------



A APBA- Associação Paulista de Belas Artes, convida os amantes das Belas Artes
Para
A inauguração dos dois Salões de Arte, que serão realizados, sábado dia 2 de julho a partir das 15h00minhs, na sua sede, Rua Conselheiro Crispiniano  nº 53- 13º andar,  tel:(011) 3105-1660.
Entrada Franca


Obra da artista plástica Mirian Marcia Bonetti  membro do Juri  no Salão do Retrato  e no Salão da Natureza Morta.No quesito desenho  a artista derrapou bastante e a figura ficou com uma só orelha, e afinal não ficamos sabendo se a pose é tres quartos ou de frente.. N

                                   Francisco Sanches Hernandes - Membro do Júri  no Salão do Retrato e no Salão da Natureza Morta.




                                        Lamberto Fadel -
                                Membro do juri do Salão do  Retrato e do Salão da Natureza Morta.




 




Maria Gilka-Retrato de Dorinha -ost-120 x90-2008





                                                  
SALÃO DO RETRATO E SALÃO DA NATUREZA MORTA


na




                                Exposição: 04 a 16 de julho de 2011
                                                                         

Maria Gilka- Natureza inanimada- ost- 90 x120-2000.

Acervo da Pinacoteca Municipal de Amparo.SP.




-

 


A APBA está comemorando  69 anos de bons serviços prestados a nossa Cultura  Parabens!



 Nota publicada no blog de cesar giobbi no dia 11/05/2011
Maria Gilka
Maria Helena Sampaio assumiu a  vice presidente da Associação Paulista de Belas Artes, na vaga deixada por Maria Gilka Bastos da Cunha, que renunciou por não conseguir fazer a diretoria seguir o estatuto da entidade.

Visite o site  www.cesargiobbi.com.br , e saiba das novidades e de todos os assuntos que interessam a todos.                           






Associação Paulista de Belas Artes



Tel.: (11) 3105-1660

Este evento é organizado pela artista plásica 
Mirian Marcia Boneti








Maria Gilka,
Obrigado pelo convite ao bolão. Engraçado e inusitado!
Penso que você é uma artista em essência, portanto, mobilizada por natureza.
Se ouvi e não sei se entendi direito, política, e seu cargo é político, "é a arte de conciliar os contrarios".
Se você, com sua arte, produz surpresas aos sentidos, porque não surpreenderia também nessa empreitada?
Espero que suas ações no cargo sejam recheadas de determinação e prazer.

Abs

Edson


 



Modelo Vivo na APBA
Em obediencia ao artigo 1º do Título I que trata das finalidades da APBA  nº VI
Todas as quintas feiras na sede da APBA-
Rua Conselheiro Crispiniano 53- 13º andar 
Modelo Vivo.
sob a orientação de Lamberto Fadel.










Matarazzo indica André Sturm para comandar o MIS por Fabio Cypriano, Folha de S. Paulo

Matarazzo indica André Sturm para comandar o MIS
Matéria de Fabio Cypriano  no caderno Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo em 19 de maio de 2011.
Secretário de Estado da Cultura quer museu menos hermético e mais dedicado ao cinema e à fotografia
Organização social que administra a instituição vai debater indicação do dono do Belas Artes em assembleia amanhã
André Sturm, coordenador de Fomento e Difusão da Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e proprietário do Cine Belas Artes, deve ser o novo diretor do MIS (Museu de Imagem e Som) de São Paulo.
Nos últimos dois meses, o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, passou a cobrar mudanças na orientação do MIS à OS (organização social) que a administra e que cuida também do Paço das Artes.
"O MIS precisa dar um salto, não pode ser tão hermético. Não se pode pôr R$ 12 milhões por ano para um público de apenas 80 mil pessoas", disse o secretário. Foi o próprio Matarazzo quem apresentou o nome de André Sturm ao conselho da OS.
"Ele tem o perfil ideal para a nova cara que queremos para o MIS", avaliou.
"A ideia é manter o foco nas novas mídias, mas fazer o museu voltar a ser referência no cinema e na fotografia", afirmou o secretário.
ASSEMBLEIA
Sturm ainda não foi convidado formalmente, mas seu nome deve ser tratado numa assembleia da OS de amanhã, na qual será apresentado um redesenho da instituição. Houve corte de 25% em seu orçamento, caindo de R$ 12 milhões para R$ 9 milhões "No começo da minha carreira, mostrei meu segundo curta no MIS. Era um lugar muito vivo", disse Sturm em conversa com a Folha.
Sua presença, contudo, não é defendida por todos os conselheiros do museu. "As OSs foram criadas para dar respeito a diretrizes. Que diretrizes são essas e como negociá-las é o que está em pauta", explicou o conselheiro Rubens Machado.
Para ele, "se o André vier, ele vem de paraquedas, mantendo uma ação que se tentou evitar".
Postado por  Gilberto Vieira
-------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------
Trocaram um ditador por outro. Melhor ficar longe mesmo. Já pensou em abrir a sua associação, a AAPDRE, Associação dos Artistas Plásticos Democráticos que Respeitam o Estatuto? Abs

---------------------------------



EXPOSIÇÃO COLETIVA - FACES da Arte Atual - [ 1 de dezembro de 2011 ]
Caros artistas;
Este evento é independente do Anuário arte atual 2011, porém acontecerá paralelamente no mesmo dia horário e no mesmo local, na Livraria Cultura de Salvador
Todos os artistas participantes do Anuário 2011 estarão automaticamente inscritos para a exposição FACES da arte atual, mediante a confirmação da sua inscrição no Anuário e o pagamento da taxa única no valor de R$ 300,00 (trezentos reais). Este valor será destinado ao pagamento de cocktail de lançamento, impressão de convites, curadoria e montagem da exposição.
OBS: Só poderá participar da exposição, quem participar do livro “Anuário arte atual 2011
Abaixo todos os detalhes pertinentes a exposição coletiva; [ Temática LIVRE ]
PERIODO DA EXPOSIÇÃO:
De 01 à 10 de dezembro de 2011
 
VALOR DA TAXA DE PARTICIPAÇÃO:
A taxa é única para todos R$ 300,00 (trezentos reais)
 
QUEM PODE PARTICIPAR?
Todos os artistas inscritos no Livro Anuário arte atual 2011 que já tenham confirmado sua participação e pagamento da sua página.
 
QUAIS AS CATEGORIAS?
Pintura, Escultura, Desenho, Gravura, Fotografia, Objeto, Cerâmica, e Arte digital.
 
QUAL O PRAZO PARA INSCRIÇÃO?
O prazo máximo para o artista se inscrever é até o dia; 20 de julho de 2011.
Entrega e ou envio dos trabalhos até o dia; 20 de setembro de 2011
 
QUANTOS TRABALHOS POSSO APRESENTAR?
Cada artista apresentará 1 (um) trabalho. Por termos limites da quantidade de artistas participantes do Anuário, e também o limite de espaço fisico da livraria, cada trabalho deve medir no minimo 40 x 40cm e no máximo 60 x 60cm. no caso de esculturas e peças em cerâmica a altura máxima é de 50cm por 30cm. largura.
 
SOBRE O ENVIO E ENTREGA DOS TRABALHOS?
O artista fica responsavel pelo envio do seu trabalho, assim como o retorno do mesmo após o termino da exposição. No caso de venda do trabalho o artista receberá o valor integral pago pelo comprador.
 
PARA TIRAR QUALQUER DUVIDA:
 
CONTA PARA PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO:
OBS:(Obrigatório o envio por e-mail do comprovante de deposito)
 
CAIXA ECONOMICA FEDERAL
AGENCIA: 2218
CONTA POUPANÇA: 1990-1
OPERAÇÃO: 013
Marcos Buarque de Gusmão
Cpf: 367 824 085-20
 
ENDEREÇO PARA ENVIO OU ENTREGA DAS OBRAS:
 
Marcos Buarque de Gusmão
Rua do Albatroz, 128 – Apto. 201-B
Cond. Moradas da Bolandeira
Imbui - Cep: 41720-420 – Salvador – BA.
 
 
ORGANIZAÇÃO E COORDENAÇÃO:
Marcos Buarque
 
CURADORIA E MONTAGEM:
Patrícia Rosa
 
REALIZAÇÃO DA MOSTRA:
Livraria Cultura




Contato; 
Marcos Buarque
TELS:
71 8787-8099 (Oi)
71 9213-1280 (Tim)
NOVOS E-MAILs:
SITE:
www.arteatual.net 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Atenção: FLIP, Paraty em Foco e outros eventos.

Galeria NAVEGARE Art, Photo & Design – Espaços para Expor em Paraty – RJ

Bom dia.

A Galeria NAVEGARE Art, Photo & Design, única galeria que expõe obras de artistas de outros âmbitos culturais na cidade histórica de Paraty, desenvolve mostras, eventos e exposições.


Nossa Agenda livre até o momento é a seguinte:

Junho
  • De 6 a 20 –A data inclui a Festa do Divino Espírito Santo (10, 11 e 12) e também o Bourbon Festival de Jazz Internacional de Paraty (17, 18 e 19).

Julho
  • De 4 a 18 – Inclui a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, que é um dos maiores eventos culturais do país, com grande afluência de público e alta visibilidade.

  • De 20 de Julho a 05 de Agosto.

Setembro
  • De 16 a 30 – Inclui o evento “Paraty em Foco 2011”, importante evento Internacional de Fotografia, com grande afluência de público e mídia.


Demais datas: à combinar.

Observação:
Estas datas estão em aberto até o presente momento, porém, como estamos em conversas com vários artistas recomendamos que considerem sua reserva com a maior brevidade.



 Nosso sistema de trabalho consiste em providenciar:

  • Espaço acondicionado com iluminação adequada.
  • Produção de:
banners: 02 de 1m x 0,65m (Arte e Produção)
1000 Convites (arte e impressão).
  • E-mail marketing e outras mídias.
  • Cocktail de abertura da mostra, inclui vinhos importados e itens semelhantes.
  • Período da mostra: a combinar segundo feriados inclusos.
  • Curadoria, montagem e desmontagem da exposição.
  • Funcionário qualificado bilíngüe para atenção e venda durante a mostra.
  • Entrega de certificados pela galeria para peças de venda e para fins de currículo do artista.
  • Informações à entidades da classe.
  • Envio pelo correio de obras acondicionadas (em caso de vendas).
  • Serviços de cartão de Crédito Cielo.


VALORES

Espaço I - Galeria NAVEGARE Art, Photo & Design
Capacidade até 22/24 obras com tamanho médio 1m x 1m, tamanho do salão 60m2 e 26m lineares.

Custos de nossos serviços: R$ 5.500,00 que serão pagos da seguinte forma:
   40% (R$ 2.200,00) na reserva da data e firma do contrato.
   60% (R$ 3,300,00) na abertura da exposição.


Espaço II - NAVEGARE Petite Galerie
16m lineais de exposição - 20m2 - comportando até 13 obras de até 1m x 1m.

Custos ds serviços: R$ 4.000,00, com as condições citadas acima.
   40% (R$ 1.600,00) na reserva da data e firma do contrato.
   60% (R$ 2,400,00) na abertura da exposição.



Beto Araj
Galeria NAVEGARE Aty, photo & Design e Petite Galerie
Rua da Matriz, 84 – Centro Histórico – Paraty – RJ
www.navegareart.com.br / contato@ navegareart.com.br

Maiores informações quanto aos espaços, favor acessar
Universidade recebe obras para a celebração do Dia do Artista Plástico

Projeto reunirá trabalhos em painel a ser exposto na Reitoria, em São Paulo

Em 8 de maio o Brasil comemora o Dia do Artista Plástico. Para lembrar a data, a Unesp está convocando artistas plásticos de todo o país e do exterior para enviarem à Universidade obras de 18x24 cm com o tema “Que artista plástico sou eu?”.

Serão recebidos, de 28/06/2011 a 8/5/2012, trabalhos de qualquer tipo de estilo ou tendência. O projeto, idealizado pelo crítico de arte Oscar D’Ambrosio, com apoio do Acervo de Artes Visuais da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), Câmpus de Bauru, busca reunir todas as obras recebidas num único grande painel na Reitoria que poderá vir a ser um dos maiores do mundo feito com essas características. Cada artista poderá utilizar o suporte, no tamanho estabelecido, da maneira que achar melhor. O conceito é refletir sobre uma profissão rica em abrangências e possibilidades.

A exposição será inaugurada em 8 de maio de 2012, em São Paulo, na Reitoria, com encerramento previsto para 28 de junho desse ano, data de realização do Conselho Universitário da Unesp, órgão máximo da instituição. À medida que os trabalhos forem chegando, serão fotografados e catalogados, com divulgação pública dos doadores por este portal.

Cada artista receberá um certificado de participação, a ser entregue logo após o recebimento da doação. No dia do encerramento da exposição, haverá um sorteio, e cada pessoa que colaborou com o painel levará um trabalho para casa, socializando a recuperação da função social do artista plástico: a de chegar à residência das pessoas.
Os trabalhos serão numerados e recebidos na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp, em São Paulo (SP), na Rua Quirino de Andrade, 215 – 4º andar, CEP 01049-010. Antes de integrarem o painel, as obras serão expostas provisoriamente no estúdio da Rádio Unesp na Reitoria. Elas também poderão ser enviadas para a vice-diretoria da Faac, Câmpus de Bauru:  Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, Bauru (SP), CEP 17.033-360.

Dia do Artista Plástico

A data lembra o nascimento do pintor José Ferraz de Almeida Junior, que nasceu em 1851, na cidade de Itu, Estado de São Paulo. O pintor foi escolhido como ícone da classe no Brasil por ter se consagrado graças a obras como "Caipira picando fumo", "O violeiro e Saudade", destaques de uma carreira que inclui estudos na Academia Imperial de Belas-Artes e formação na Escola Superior de Belas-Artes de Paris.






 
Escola Italiana- Oleo sobremadeira.sem data

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Estou aguardando que Rachel dos Santos me enviei por e-mail as fotos da inauguração do 69 Salão Livre da APBA, e as fotos das obras expostas para que eu possa divulgá-las nesse blog. Penso que pelo fato de não ser mais a primeira vice presidente não poder como associada obedecer ao Estututo, divulgando e fszendo propaganda da APBA .

    ResponderExcluir
  3. Perguntei a artista plástica Marilyn Diggs, o motivo dela ter se afastado da APBA e não querer voltar a fazer parte do quadro de associados, e ela fingiu que n~~ao me ouviu, não respondeu.

    ResponderExcluir